Gratidão imensa por poder ministrar uma palestra no Congresso Bienal da Sociedade Europea de Endodontia 2019. Sem dúvida o congresso mais importante do mundo desta especialidade. Para alguém que no último dia de clínica da Graduação em Odontologia na FOP Unicamp disse que jamais faria Endo… veio a vida e pregou uma de suas peças. Os únicos pacientes que eu tinha no começo da carreira tinham necessidades endodônticas e eu não gostava nenhum pouco de Endodontia.
Eu poderia ficar reclamando disso, dizer que não era isso que eu queria para minha profissional. Entretanto olhei com outros olhos.
Ao invés de lamentar, lamentar e continuar lamentando, aproveitei da melhor maneira possível a única oportunidade que a vida estava me dando naquele momento. Resolvi que iria aprender endodontia e que iria proporcionar aos meus pacientes o melhor tratamento possível. Fiz aperfeiçoamento e especialização em endo. Treinei muito, mas muito mesmo em dentes extraídos. Só no treinamento laboratorial do aperfeiçoamento fiz 82 molares. Nos dias em que eu não tinha paciente estudava e treinava Endo por pelo menos 10 horas/dia.
Perfeccionista como sou, não ficava satisfeito com aquele 0,5mm a mais ou a menos, aquela bolha pequena na obturação e os treinamentos continuavam. Quantas vezes fiquei treinando sozinho microsuturas? Frequentemente invadindo as madrugadas até que o nó ficasse do jeito que eu queria ou que mesmo após horas ela teimava em não ficar bom. Quanta persistência e exigência comigo mesmo. E até hoje treino muito. A equipe que trabalha comigo sempre me pega aqui na Blantus até tarde treinando e testando microsutura, preparo, obturação etc… ou lendo o JOE e o IEJ …. O tempo passou, mais de 20 anos depois aqui estou escrevendo este post e vendo um filme passar em minha mente.
Agora com esse novo desafio de palestrar no ESE2019 só posso concluir uma coisa: VALEU MUITO a pena cada segundo, todas as abdicações e ausências. A participação como palestrante neste evento é um passo gigantesco em minha carreira profissional. Digo isso especialmente por eu ser um Clínico e não um Pesquisador. E se aqui cheguei foi porque venho realizando o meu propósito de atender os meus pacientes com o melhor que eu posso dar de mim. Foram estes tratamentos que me trouxeram até aqui. Tenho muito a agradecer a Deus, a todos os pacientes que à mim confiaram seus dentes e saúde, também às pessoas que participaram da minha formação e à minha Esposa Luiza Salles (que a endodontia também trouxe para mim, pois para quem não sabe… a conheci dando aula de Endodontia para ela ;-)🥰 )pela paciência e à minha família. Vocês me ajudaram a construir o alicerce para eu chegar até aqui.
Aqui vão algumas fotos deste momento importantíssimo. Foi mágico e gratificante viver esse momento.